Helloween, os criadores do Power Metal já lançaram 13 álbuns de estúdio até hoje. Mas eu acredito que o 11º álbum,
"Gambling With The Devil" foi um novo nascimento, uma nova ascensão ou um início de uma tentativa de reescrever a poderosa música do
Helloween, especialmente com o novo estilo de cantar que o notável vocalista,
Andi Deris, usou nesse álbum. O próximo e décimo quarto álbum de estúdio será
"Straight Out Of Hell" que soa como novo, mas ainda assim, muito familiar para mim. A seguir eu explicarei exatamente o que eu quis dizer com isso.
O início desse álbum realmente me surpreendeu com um riff oriental, como eu não esperava que o
Helloween utilizasse esse tipo de escala.
"Nabataea" é uma faixa de 7 minutos que traz à cabeça canções de
Ritchie Blackmore e de
Roonie James Dio da década de 80 quando eles utilizaram temas orientais nas músicas como a obra-prima
"Gates Of Babylon" (Ah, que música), mas com um som moderno. Da mais alta a mais baixa nota,
Andi usa diferentes estilos ao cantar nesse álbum, mas em
"Nabataea" ele usou o mesmo estilo que utilizou em
"Gambling With The Devil". Logo após
"Nabataea",
"World Of War" se inicia, que é escrita no mais puro estilo Power Metal. Preenchido com a poderosa guitarra e baixo característicos do
Helloween, com solos rápidos e depois com pedais duplos mais rápidos ainda que é uma mistura de velhas tradições da banda com alguns novos elementos.
É óbvio que o
Helloween nunca teve medo de fazer novas abordagens e isso faz com que o novo álbum
"Straight Out Of Hell" não seja diferente. Algumas dessas novas experiências receberam ótimos retornos e algumas outras, não. Mas para mim, o ponto importante é que eles são corajosos o suficiente para tentar novos estilos e eu acredito que a raça humana não existiria se nós não tivéssemos tentado coisas novas. Por isso, eu estou te dizendo para ser corajoso, ser criativo, você é um vencedor. Porém, a banda ainda incorpora seus elementos tradicionais do Metal na música; a faixa
"Burning Sun" é um exemplo disso, puro metal tradicional característico do
Helloween, usando um novo tipo de som e um diferente tipo de voz de notas altas do
Andi.
A segunda surpresa vem com a pesada
"Waiting For The Thunder" e a poderosa balada
"Hold Me In Your Arms" que o
Andi utiliza uma voz mais grave para cantar, parecida com seus álbuns solos. É uma ótima tradição para o
Helloween ter uma balada em cada álbum e
"Hold Me In Your Arms" é uma dessas, exceto, como eu disse, pelo fato de o
Andi cantar usando notas baixas. Para ser honesto, eu gosto disso e gostei dessa pacífica faixa como gosto de canções do tipo de
"A Tale That Wasn't Right",
"Forever And One (Neverland)" e
"If I Could Fly".
Mas a terceira surpresa veio mesmo mais rápida dessa vez, quando
"Wanna Be God" começa com um diferente estilo de bateria que soa como um rítimo folclórico brasileiro para mim. E então,
Andi começa a cantar e isso continua até que as guitarras entrem por alguns segundos. Parece que eles quiseram beber da fonte do
Queen, pois essa faixa soa para mim como
"We Will Rock You".
A próxima música é a faixa-título que é realmente uma obra-prima e eu pude ouvi-la por um bom tempo sem me cansar. Honestamente, eu ouço músicas do Helloween por um bom tempo sem me sentir enjoado, meu maior registro é ter ouvido
"I Want Out" por seis semanas sem ouvir qualquer outra música!
"Straight Our Of Hell" é realmente um outro exemplo do que eu quis dizer quando disse que era NOVO, mas familiar. Puro metal das abóboras: rápido, poderoso e metal puro são os adjetivos para descrever essa canção. Você balançará sua cabeça com muitos momentos de muito Heavy Metal.
Você deve achar que
"Asshole" é um pouco pesado para ser usado para como nome de uma música, mas o
Helloween não pensa assim, e de novo eles misturaram alguns elementos desafiantes, raivosos e de puro Heavy Metal que juntos criaram essa ótima canção que foi escrita para aqueles que curtem riffs e solos de Heavy Metal. Outra notável música deste álbum é
"Church Breaks Down" que começa com um missa medieval com sinos tocando. Parece que a banda quis nos lembrar ou ensinar algumas lições históricas. Eu vou deixar essas lições para vocês se quiserem ouvi-las ou não, mas eu quero sugerir que vocês realmente não deixem de conferir essa maravilhosa faixa que é minha favorita do álbum. É realmente rápida, com riffs trash e solos rápidos que me lembram dos dias de ouro do
Yngwie Malmsteen e o Metal neo-clássico. Eu acho que essa faixa não pode ser escrita melhor do que isso.
"Straight Out Of Hell" também tem outra ótima música, se você comprar a edição limitada, a canção é intitulada
"Another Shot Of Life" com ótimo solos do
Michael, velozes solos do
Sascha, maravilhosos e pesados riffs e solos do
Markus e uma poderosa bateria do
Dani e o clássico estilo de cantar do
Andi.
O álbum
"Straight Out Of Hell" soará como novo mas familiar para todos os fãs das Abóboras e isso ocupará seu tempo com puro Power Metal, riffs e solos, onde alguns deles são mais rápidos do que a velocidade da luz. Minha nota para o
"Straight Out Of Hell" é
9/10.
Enfim, se você é um pecador e foi expulso do Inferno, você precisa ouvir
"Straight Ouf Hell" e ser abençoado. Se não for um pecador, você ainda precisa ouvir esse álbum porque estou certo que de você curtirá essa máxima do Power Metal feito pelo
Helloween.
FONTE: Metal Shock FinlandTRADUÇÃO: Kelcio Gomes