PERFECT SINNERS HELLOWEEN BRAZIL
Bem-Vindo ao fórum PERFECT SINNERS dedicado a banda HELLOWEEN.
Caso você ainda não seja registrado no fórum registre-se, registrando-se você terá acesso livre a todas as áreas do fórum. Mas se você já estiver cadastrado no fórum efetue o login.
------------------------------------------------------
Welcome to the forum PERFECT SINNERS, dedicated to HELLOWEEN.
If you are not registered on the forum register, by registering you will have access to all parts of the forum. But if you are already registered on the forum please login.
PERFECT SINNERS HELLOWEEN BRAZIL
Bem-Vindo ao fórum PERFECT SINNERS dedicado a banda HELLOWEEN.
Caso você ainda não seja registrado no fórum registre-se, registrando-se você terá acesso livre a todas as áreas do fórum. Mas se você já estiver cadastrado no fórum efetue o login.
------------------------------------------------------
Welcome to the forum PERFECT SINNERS, dedicated to HELLOWEEN.
If you are not registered on the forum register, by registering you will have access to all parts of the forum. But if you are already registered on the forum please login.
PERFECT SINNERS HELLOWEEN BRAZIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
P.O.R.T.A.L -InícioInformaçõesENTREVISTA MARCOS MOURA [2010] Eq10Últimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 ENTREVISTA MARCOS MOURA [2010]

Ir para baixo 
AutorMensagem
R.O.D
Admin
R.O.D


Número de Mensagens : 7608
Idade : 32
Localização : São Paulo/SP
Reputação : 37
Data de inscrição : 28/07/2007

ENTREVISTA MARCOS MOURA [2010] Empty
MensagemAssunto: ENTREVISTA MARCOS MOURA [2010]   ENTREVISTA MARCOS MOURA [2010] Icon_minitimeQui Jun 07, 2012 9:02 am

ENTREVISTA MARCOS MOURA [2010] Newsss15
A Perfect Sinners entrevistou Marcos Moura, autor das novas abóboras do Helloween que estão presentes nos encartes do "7 Sinners". Marcos também conhecido como "Father Time" foi o vencedor do concurso da camisa comemorativa de 25 anos da banda também e conta como foi todo o processo de criação dos desenhos, das conversas com Weikath e de como esta sendo a aceitação dos fãs do Helloween com os desenhos.

1. Antes de começar que tal se apresentar para os que ainda não te conhecem, Marcos.

Opa, vamos lá. Meu nome á Marcos Moura, tenho 31 anos e sou um cara de São Paulo formado e trabalhando com design gráfico/programação visual, isso por que sempre fui muito fã de ilustrações, história em quadrinhos e arte em geral e então queria passar o resto dos meus dias fazendo algo de que realmente gostasse, algo como poder acordar de manhã para trabalhar sem precisar amaldiçoar mais um dia. Lógico que não gostar de usar gravata também ajudou muito nessa minha escolha de profissão!

2. Parabéns Marcos, feliz por seus desenhos estarem presentes no encarte do 7 Sinners?

Lógico, e muito obrigado! É muito gostoso pegar o encarte da edição limitada (digipack) que saíram as 13 abóboras e ver alí meus desenhos no CD da banda que eu mais admiro, é uma sensação muito boa, principalmente por que a aceitação dos fãs da banda em relação aos desenhos das novas abóboras está sendo sensacional. É engraçado como hoje em dia com o auxílo da internet e todos esses sites de relação social (twitter, facebook, orkut etc) a gente consegue ter contato com várias pessoas, e por esse ser um trabalho de repercursão mundial, é muito legal ter esse "feedback" dos fãs da banda de toda parte do planeta. E o pessoal tem gostado bastante, mas é incrível como os japoneses adoram os desenhos, tenho recebido muitos recados dos japoneses agradecendo, é legal também como os fãs latino americanos sentem um orgulho verdadeiro pelos desenhos do encarte terem sido feitos por um brasileiro.

ENTREVISTA MARCOS MOURA [2010] Imagem10
3. Você foi o vencedor de um concurso para a camisa de 25 anos da banda, eleito pelos próprios fãs do Helloween. Qual foi a sensação?

Sim, isso foi incrível. Participar de um concurso sempre é mais complicado do que ser contratado para fazer um trabalho, pois sempre tem aquele lance de não saber o que os outros estão fazendo, de que de repente pode surgir algo melhor do que sua idéia, e tudo isso sempre acaba atrapalhando o processo criativo, principalmente por que é engraçado como quando tenho uma idéia parece que ela é sintonizada como antena por outras pessoas, e realmente outra pessoa poderia ter a mesma idéia que tive de fazer um desenho para cada CD lançado pelo Helloween até então, o que ficaria repetitivo. Mas no fim foi tudo perfeito, me diverti muito fazendo esses desenhos da camiseta de 25 anos, pois o principal é você se divertir no processo, e ela acabou sendo escolhida a vencedora do concurso por grande maioria dos votos populares, quer dizer, essa não resta dúvida que os fãs gostaram!

4. Já no 7 Sinners você foi contratado pela banda para desenhar as abóboras do encarte, como foi esse contato e sua reação ao recebe-lo?

É verdade, dessa vez fui contratado. Bom, eu sempre fazia desenhos com o tema "Helloween" e outros desenhos em geral para divertimento próprio, e creio que isso já vinha chamando a atenção de parte dos fãs da banda pela internet em alguns fóruns e consequentemente da própria banda, principalmente do Michael Weikath (Guitarra/Helloween) que é um grande apreciador e entendedor de arte em geral! E nós já vínhamos desenvolvendo essa idéia de fazer as abóboras em um CD da banda a algum tempo, poderia ter rolado já desde o Keeper of the 7 Keys - The Legacy, mas acabou ficando pro 7 sinners, creio que o fato de ter vencido o concurso da camiseta de comemoração de 25 anos da banda, pelo critério da premiação ser o voto popular, deu a confiança que estava faltando pros empresários da banda para ser de fato contratado como ilustrador do CD. Mas vale ressaltar que o Weikath sempre foi um grande fã dos meus trabalhos e é claro que fico feliz por ser contratado pela banda.

5. Como você começou a desenhar e percebeu que era isso que você iria fazer na sua vida?

Isso é engraçado, pois desde pequeno, desde que consigo me lembrar, eu já fazia rabiscos por toda parte, sempre foi algo que gostava de fazer para me divertir, desenhava nas paredes do meu quarto, fazia caricatura dos professores ao invés de responder as questões nas provas, desenhava alguns colegas na lousa, lógico que sempre com o propósito de fazer as pessoas rirem (seria isso um tipo de bullying?). Lembro também de passar boa parte da infância fazendo concursos caseiros de desenho com meu irmão, por exemplo, quem desenhava melhor os Menudos, o Micheal Jackson, a Hebe ou qualquer outra coisa que fosse retratável de maneira divertida. Lógico que com isso, desde adolescente eu já era conhecido como o cara que desenhava, e por ser algo que eu realmente gosto de fazer, na hora de ter que escolher uma profissão acabei indo por esse caminho, acho que se você tem talento em algo tem que aproveiar isso, então acabei me formando em design gráfico e trabalhando não só com ilustrações, mas também com design gráfico, animações etc.

ENTREVISTA MARCOS MOURA [2010] Imagem12
6. Você como boa parte dos fãs de desenhos e desenhistas gosta de HQ's? Tem suas preferidas?

Sim! Você acertou em cheio, gosto muito de história em quadrinhos, gosto também de cinema e literatura, acho sensacional você passar algum tempo entretido em um mundo criado pela mente de alguém, mas principalmente gosto das HQs por unir a literatura com a parte visual, não vou entrar aqui no debate do que é melhor, HQs, cinema ou livros, mas com certeza as HQs são uma forma de se contar histórias que deve ser muito respeitada. Ao longo dos anos tenho me divertido com muitas HQs de estilos diferentes, a lista é imensa, mas resumindo seria algo que vai desde as clássicas tirinhas como Calvin & Haroldo, Freak Brothers, Sergio Aragonés etc até graphic novels mais adultas como Moebius, Manara, Watchmen, Preacher, gosto bastante também do Frank Miller (300, Sin City, Batman), acho sensacional o estilo dele tanto de contar como de desenhar, aliás a primeira HQ que comprei quando pequeno com um suado dinheiro economizado foi o Cavaleiro das Trevas do Frank Miller, e pensando bem hoje em dia, ler Frank Miller aos 8 anos não deve fazer muito bem pra uma criança! Hahaha.

7. Agora sobre música, gostou do novo álbum 7 Sinners? Tem gostado dos últimos trabalhos da banda?

Achei sensacional! Uma coisa que sempre gostei no Helloween foi essa coragem, principalmente do Weikath, de encarar desafios e criar coisas novas, mesmo que para o público Heavy Metal isso possa soar estranho e diferente. Coisas como uma música com a letra em latim, Heavy Metal misturado com reggae e agora um solo de "flauta" na Raise the Noise, e esses, definitivamente são detalhes que ainda fazem eu gostar bastante da banda, essa maneira de procurar um caminho diferente. E já reparei que o público que escuta Helloween é um público mais cabeça aberta nesse sentido... Acho o 7 Sinners um trabalho bem sólido, daqueles que você escuta da primeira até a última música sem ter vontade de pular uma faixa, e isso é muito bom pra banda, já que a aceitação mundial também está sendo bastante positiva. E finalmente, isso também é muito bom pro próprio cenário do rock, por ter uma banda clássica ainda na ativa lançando um álbum matador.

8. Alguns dias atras começou a nova turnê mundial do Helloween e uma das camisas que estão sendo vendidas nesta turnê é com todos os seus desenhos do 7 Sinners. O que acha de ter fãs andando por ai com uma camisa que você fez o desenho dela assim como a comemorativa de 25 anos?

Eu ví isso!!! Cara, é muito legal, pois eu mesmo já usei muita camiseta com abóbora! Sempre fui fã dessas camisetas do Helloween, usava elas até não dar mais, até não servir nem de pijama! E agora tem gente do mundo inteiro usando essas camisetas com meus desenhos, pra mim é uma honra. Alías, acho que camisetas com abóboras serão a nova tendência da moda 2011! Hahaha.

ENTREVISTA MARCOS MOURA [2010] Imagem13
9. As abóboras divertidas que todos adoram estavam um pouco sumidas nos últimos encartes do Helloween e você trouxe elas de volta lembrando os álbuns mais antigos. Você se inspirou em alguns dos desenhos antigos das abóboras do Helloween para fazer estes novos desenhos?

Realmente essas abóboras mais divertidas sempre agradaram a maioria dos fãs do Helloween, e eu pessoalmente também sou muito fã delas, não tem coisa mais legal do que por exemplo o encarte de um Chameleon, um Time of the Oath ou um Better than Raw por exemplo...

Isso é uma coisa que eu estava sentindo muita falta nos últimos trabalhos da banda e é um prazer poder ter ajudado nesse sentido, e ter visto que a maioria dos fãs também pensavam assim e estavam com saudades desses desenhos. Claro que os trabalhos antigos são uma inspiração para mim, mas sempre me preocupei em não fazer uma cópia desses trabalhos, e sim criar algo novo, desenvolver as abóboras no meu estilo, dar um toque pessoal em coisas que ainda não tínhamnos visto, como por exemplo as expressões dos olhos das abóboras do 7 Sinners. Outra preocupação minha foi a de passar diretamente nos desenhos a idéia de qual música ele é correspondente, e isso é sensacional, pois as pessoas estão realmente conseguindo identificar as abóboras correnspondentes sem precisar ler uma legenda. É o visual trabalhando junto com o musical!

10. Muitos fãs pretendem e alguns até já devem ter feito tatuagens com seus desenhos das abóboras, o que acha disso?

Acho que deve doer! Hahaha. Cara, isso é outra coisa que um trabalho como esse pode proporcionar, pois música é algo que apaixona, e tem muita gente que é apaixonado pelo Helloween no mundo inteiro, e essa demonstração de amor para a banda é algo impressionante. Realmente estou sabendo de gente que já fez tatuagem das minhas abóboras, e é muito louco isso...bom, talvez eu também faça uma! Afinal, somos todos loucos.

11. Você conversou muito com os membros da banda? Quais eram os assuntos que mais eram falados e também o que era pedido por eles para que você fizesse nos desenhos.

Minhas maiores conversas sobre esse trabalho, sobre arte e também sobre quadrinhos foram com o Michael Weikath, o cara é um grande leitor de quadrinhos, e acabou me mostrando muito material dos anos 70 e 80 que eu não conhecia, ele quem foi sempre me guiando sobre quais eram as idéias que a banda queria passar nesse novo álbum, qual estilo usar, etc. Meu processo criativo para esse trabalho teve muita ajuda dele para definirmos o que acabaram sendo os desenhos finais...

Foram alguns meses só fazendo esboços e testes pra gente chegar em um estilo satisfatório. Depois disso foi passar pra etapa seguinte, que era tentar traduzir em uma única abóbora o sentido da letra, principalmente do título da música, de uma maneira divertida. Lógico que não acertei todas de primeira, e daí surgiu minha conversa com o restante da banda. Mas foi engraçado como 80% dos desenhos já foram bem aceitos logo de cara. Depois eu fui conversando com o compositor de cada música para irmos acertando alguns detalhes, e sempre foi uma conversa legal, pois me ajudava até mesmo nopróprio entendimento da idéia inicial da letra. Por exemplo, na The Sage The Fool The Sinner, que eu estava seguindo mais um caminho "western" do filme "The Bad, The Good, The Ugly" e ao conversar com o Weikath chegamos em um consenso de que seria melhor estar usando uma abóbora olhando em um espelho vendo 3 imagens refletidas, ou seja, o sábio, o tolo e o pecador, representando essa idéia que ele queria passar na letra, de que qualquer um de nós em qualquer momento da vida, dependendo de nossas ações, podemos ser um sábio, um tolo ou um pecador.

ENTREVISTA MARCOS MOURA [2010] Imagem11
Tive outras conversas sobre os outros desenhos, mas uma não poderia deixar de relatar, e nisso eu tenho que concordar que foi um esquecimento meu, foi o pedido do Markus Grosskopf para colocar uma cerveja na mão da abóbora da World of Fantasy! Era óbvio!!! Como fui me esquecer disso? Era uma música do Markus!!!

12. Marcos, alguma declaração final para os fãs da banda e os fãs dos seus desenhos?

Sim. Então, gostaria de agradecer a todos fãs do Helloween e amigos de longa data de fóruns (também fãs da banda) que estão me mandando mensagens de felicitações pelos desenhos! Fico muito feliz,e se alguém quiser conversar mais um pouco ou até mesmo me mandar desenhos baseados nas abóboras pecadoras é só escrever para marcosmoura@dialdata.com.br que responderei. Também quero mandar um "obrigado" aos meus 3 mouses que quebraram durante o processo de finalização / colorização dos arquivos no computador! Isso deve ter sido um recorde mundial de quebrar mouses durante um trabalho! E para quem quiser o folheto exclusivo em PDF com todas as letras e abóboras do 7 Sinners pode baixar gratuitamente no próprio site da banda: http://www.helloween.org/7sinners_lyrics_booklet.pdf

Um abraço a todos e nos vemos por aí em algum show!
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.helloween-brasil.com
 
ENTREVISTA MARCOS MOURA [2010]
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Entrevista com Marcos Moura, desenhista das abóboras 7 Sinners
» Novas abóboras feitas por Marcos Moura
» ENTREVISTA MICHAEL WEIKATH [2010]
» ENTREVISTA MARIO PASTORE [2010]
» Entrevista com a banda Shadowside

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
PERFECT SINNERS HELLOWEEN BRAZIL :: - HELLOWEEN - :: Helloween World :: Entrevista Helloween Brasil-
Ir para: